Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI Estágios Programa

 

Programas de Trabalho

Material Necessário
Estágios
Práticas Profissionalizantes

Para Todos os Interessados

São estes os detalhes que damos valor - atenção: Solicitamos muita atenção com estas normativas, pois sua inobservância pode encurtar um estágio com desperdício para todos. A vida nem sempre é justa, e as regras nem sempre são as melhores, mas é esta a vida em que estamos, assim trabalhamos. Lembre-se que o profissional é aquele que serve, não quem é servido!

  1. Indicação e apresentação de um professor: Para apreciarmos seu curriculum vitae, é importante que você nos envie uma indicação formal, uma apresentação de um dos professores de sua faculdade, em papel timbrado da faculdade. No caso de profissionais que querem se candidatar à residência, a indicação de colega estabelecido pode ser útil.
  2. Centro de vivência: Para estudantes de outras cidades e regiões, construímos no centro de vivência acomodações para receber até três estagiários, ou residentes, por vez. Poderemos dar um jeito de lhe acomodar com respeito e dignidade, se suas exigências não forem muitas. Não cobramos em dinheiro pela estadia, mas sim em dedicação, respeito, carinho e empenho.
  3. Áreas Medicina Veterinária e Administração:
    • Estágio na áreas Médica somente para MEDICINA VETERINÁRIA: Exceto no setor administrativo, todos os nossos educandos são de medicina veterinária. A Odontologia veterinária, a fisioterapia veterinária por exemplo são privativas do médico veterinário. Todas as áreas médicas que atuamos são privativas do médico veterinário. Somos coorporativistas.
    • Administração: Nossa Diretora Executiva, Sandra Canal, foi bancária durante 22 anos. Gerente do grupo BANESPA Santander, onde fez seu M.B.A. (Master Busness Administration), deixou o cargo de gerente para o de Diretora Executiva de nossa empresa, onde aplica, na prática, as melhores tecnologias também no setor administrativo. Sandra recebe estudantes dos cursos de administração, relações públicas, marketing, agronegócios, ou similares, para treinamento nas áreas específicas de sua diretoria desde que a faculdade se convenie.
      Estamos cadastrados na FKB e FATEC (de Itapetininga). Os pupilos de Itapetininga não ficarão internados, e não atuam na área médica, portanto nem todas as explanações abaixo se encaixam nestes estágios, mas mesmo assim, vale a pena ler, no entanto, observamos que os aprendizes da área médica trabalharão com o setor administrativo também.
  4. Quando: Damos preferência para aqueles que já estão terminando o curso (estágio final supervisionado ou curricular), ainda assim, podemos marcar estágios para qualquer fase, desde que esteja matriculado na faculdade. Excepcionalmente podemos marcar visitas e acomodações para colegiais, e temos um programa de residência para médicos veterinários formados.
  5. Quanto: Para a empresa, quanto maior o estágio, menor o prejúizo que o estudante nos causa. Atendemos aos clientes em uma média de 100 horas por semana, mas o estagiáriuo trabalha as 30h semanais previstas em lei, podendo acrescer outras 10 horas de estudo dirigido (discussão de casos clínicos), já que também temos o acompanhamento teórico. Depois da carga horária, não impedimos o estagiário de estar presente nas consultas acompanhar o movimento da clínica, se for esse seu desejo. Pense nisto...
  6. Contrato: Antes do início das atividades os contratos devem estar devidamente assinados, com a assinatura do interessado (pupílo) com firma reconhecida. Todas as páginas do contrato impresso devem ser assinadas.
  7. Horário: Nossa clínica é bem como esta nossa página da Internet: simples, alegre, completa, fundada a partir de muito esforço conjunto de nossa família. Este não é um lugar de passeio, turismo, mas sim local onde se trabalha muito! Ensinamos nossas técnicas e um bom caminho para se tornar um excelente profissional. Normalmente os internos acompanham o movimento da clínica, das 7 as 21 horas, e os citadinos seguem um horário compatível com a faculdade: a tarde e a noite (para quem estuda de manhã) ou de manhã e a tarde (para quem estuda a noite), e sábados a tarde. ;-)
  8. Modificando sua vida: O motivo de você fazer um estágio ou qualquer outro evento educacional, é modificar a sua vida, seus valores e informações. Se você não fizer esta modificação, seu estágio não cumpriu o papel que deveria. Para tanto, para chegar em um lugar diferente, você deve seguir um caminho diferente, de formas que, ao receber uma tarefa, uma ordem, uma função, você tem a oportunidade de cumprir o que foi solicitado ou fazer as malas e voltar para casa mais cedo, mas não a opção de se recusar a cumprir uma ordem e continuar no estágio.
  9. Restaurante: Quem faz o que quer, é bebezinho, o adulto faz o que é necessário para atingir suas metas. O estagiário, normalmente, está exatamente na fase de deixar a mesa das crianças e passar para a dos adultos, ou seja, modificar seu papel social, deixando a etapa em que simplesmente tem de "ser filho de alguém" para passar a ter a responsabilidade de um profissional, um adulto; deixar de ser servido, passar a servir.
    Como explicativo, imagine-se em um restaurante. Para você ser servido, e receber o que você quer, o que você gosta, é você quem paga. Para você fazer com que os outros paguem a você, lhe entreguem seu dinheiro, certamente fará aquilo que não quer. Somente quem faz o que não quer é que conseguirá aquilo que quer... "Quem faz somente o que quer, jamais contrói uma chaminé" João Canal (Meu nono) O motivo do estágio é ensinar a você como ser garçom, metre, cozinheiro, chefe, portanto você virá para cá para aprender exatamente a fazer aquilo que não quer, e ainda ser feliz pela oportunidade.
  10. Restaurante: Quem faz o que quer, é bebezinho, o adulto faz o que é necessário para atingir suas metas. O estagiário, normalmente, está exatamente na fase de deixar a mesa das crianças e passar para a dos adultos, ou seja, modificar seu papel social, deixando a etapa em que simplesmente tem de "ser filho de alguém" para passar a ter a responsabilidade de um profissional, um adulto; deixar de ser servido, passar a servir. Como explicativo, imagine-se em um restaurante. Para você ser servido, e receber o que você quer, o que você gosta, é você quem paga. Para você fazer com que os outros paguem a você, lhe entreguem seu dinheiro, certamente fará aquilo que não quer. Somente quem faz o que não quer é que conseguirá aquilo que quer... "Quem faz somente o que quer, jamais contrói uma chaminé" João Canal (Meu nono) O motivo do estágio é ensinar a você como ser garçom, metre, cozinheiro, chefe, portanto você virá para cá para aprender exatamente a fazer aquilo que não quer, e ainda ser feliz pela oportunidade.
  11. Exigências: Da mesma forma que nos empenhamos, somos muito exigentes quanto a alguns aspectos com aqueles que trabalham conosco. Cremos que os "letrados" devem sim dar exemplos de conduta em sua vida pessoal. Como nossa clínica é muito próxima a nossa família, somos ainda mais exigentes com quem entra aqui para estagiar: propomos sempre um meta-estágio, algo que vai muito além de um simples estágio tecnológico, uma verdadeira lapidação, uma preparação para o mercado de trabalho! É como se você fosse para outro país, outra cultura, outros valores. Aqui você aprenderá que não estamos neste planeta para ter o que queremos, mas para querer o que temos. Será tratado como adulto, e terá de se portar como tal.
  12. Local: Estamos sobre o Trópico de Capricórnio, no interior de São Paulo, há 180 km Oeste da capital, via Rodovia Castello Branco ou Raposo Tavares. Nossa cidade conta com 150 mil habitantes. Atendemos a clientes desta cidade e de uma grande região, a maioria indicada por colegas médicos veterinários. Geralmente Itapetininga é muito quente de dezembro a março, com temperaturtas acima de 30ºC, e muito frio de junho a agosto, com temperaturas que podem chegar a zero graus, ou seja, clima temperado. Estamos próximos de São Paulo, aeroporto de Cumbica (Guarulhos), ou Congonhas (São Paulo), mas o mais próximo é o de Campinas (Viracopos), mas com o pior acesso de ônibus.
  13. Básico Bem Feito: Para muitos, o mais importante é aprenderem as especialidades. Quanto a isto, informamos que de nada adianta você saber voar se não souber andar, então, para você chegar às especialidades, aqui em nossa clínica, primeiro terá de aprender o básico bem feito, depois podemos avaliar as possibilidades de estudarmos especialidades. Isso faz parte de ensinarmos como ser um excelente profissional. "Fazer a cirurgia é fácil, difícil é o pós cirúrgico"...Para tanto irá lavar canis, pegar fezes do chão limpar o xixi da sala, , mas também treinar nas áreas específicas: Área médica: cirurgias, fazer exames laboratoriais, fazer banho e tosa, área executiva: fazer os gráficos e controles e estudos, enfim, ser um bom profissional.
  14. Forma: Na clínica, o educando é em sua essência executador em primeiro plano, não é prescritor. Ele não pode tomar nenhuma decisão, deve consultar seus superiores. Temos padrões e protocolos, aos quais o estudante não somente pode como deve debater, mas jamais negligenciar. Se houver tempo explicaremos antes de aplicar, caso contrário receberá uma ordem irá cumprir, e depois iremos debater.
  15. Por quem: No geral o estagiário é responsabilidade de Dr. Canal (senior), o RT da clínica e Diretor Clínico, no entanto todos os membros ministram aulas aos pupilos. Todos os membros da equipe são bastante bem treinados nos protocolos da clínica e podem ministrar aulas e treinamentos sob orientação e supervisão dos responsáveis pelo setor. Sra. Sandra Canal, nossa Diretora Executiva, se incumbe da parte de administração. Cabe aos pupilos acatar a técnica, independente de na boca de quem está sendo transmitida. esta forma, no caso de divergência apontada, os adjetos (pupilos e funcionários contratados) devem acatar na hora as opiniões dos da família Canal e trazer o problema para ser discutido na primeira oportunidade com Dr. Canal, salvo uma opinião quecoloque em risco a vida do paciente, ocasião em que os residentes prevalecem, assim como a reponsabilidade pela decisão.
  16. Interrupção automática: Constituem motivos para interrupção automática da vigência do TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO - TCE:
      • I – A conclusão ou abandono do curso e o trancamento da matrícula;
      • II – A transferência para outro curso ou para outra instituição de ensino;
      • III – O não cumprimento do convencionado no TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO;
      • IV - Faltas na observação e execução das condições estatutárias da EMPRESA CONCEDENTE publicadas na Internet em http://www.polivet-itapetininga.vet.br/estagios;
      • V - Solicitação de pelo menos dois membros da equipe por motivos diferentes;
      • VI- Solicitação do educando.
      • Evidentemente que a interrupção do estágio implica na não aprovação do educando para esta etapa.
  17. Higiene e aparência pessoal: É nossa opinião que este não deveria ser um item para esta página, mas infelizmente, por vezes, se torna necessário lembrar que estaremos atendendo nossos clientes. Nosso padrão de aparência é tradicional, pautado no padrão mais limpo e saudável possível. Para tanto, exigimos convívio agradável, higienização total, o que além de banhos, expressa aparência e atitudes limpas e saudáveis, boa disposição física e mental. É proibido o uso de pearcings e tatuagens aparentes. Exigimos unhas limpas e aparadas, curtas mesmo, sem tinturas ou recomendamos o esmalte transparente, tipo base, cabelos limpos, curtos ou longos e presos, sem marcas de tinturas, uniforme pessoal branco, limpo, não amarrotado, sem odores de álcool, fumo, futum. O uso de eficaz desodorante é imprescindível, ainda assim, perfumes doces são um problema aqui: dão dor de cabeça na família toda. A barriga deve estar guardada, assim como o decote.
    Como existem cores de tinturas de cabelo pouco aceitas socialmente, pedimos aos estagiários não pintá-los. A cor natural é sempre um detalhe a mais na auto-estima.
    Você aprenderá a lavar sua roupa íntima no banho, no final de semana lavará e passará seus uniformes, na semana se empenhará nos estudos...
    • Meninas: É aconselhado o uso de pequenos e delicados brincos, mas colares, pulseiras são proibidos;
    • Meninos: Barba bem feita, camisa fechada, aspecto limpo! Sabemos que existem pessoas que não se importam com estes detalhes de estética e higiene pessoal, e para que não entremos em conflito, convidamos estes para estagiar em outras clínicas.
  18. Tabagismo: Se você é fumante já se desclassificou como nosso estagiário!!! somos promotores da saúde, damos exemplo de saúde. O hábito do fumo é a consciência do fracasso do controle sobre o vício. Qualquer vício é pernicioso. Se afaste disto, meu (minha) amigo(a). A doença tabagismo além de perniciosa para a própria saúde ainda expõe os colegas de trabalho, e confere ao usuário um odor bastante desagradável. Como o tabagista não pode se apresentar livre de odores desagradáveis, este hábito o impossibilita para nossos estágios.
  19. Aparelho de som: O estagiário pode utilizar aparelhos o som do seu notebook, por exemplo, mas não é permitido a permanência de aparelhos de som tipo individual (celular, MP4 ou similares) durante e expediente.
  20. Feminino ou masculino:
    • Preferimos estagiáriAs, ou seja, sexo feminino: valores como delicadeza, fidelidade, companheirismo, carinho e ternura são geneticamente ligados ao "XX". Bem, mas isto não descredencia os meninos.
    • Preferimos estagiáriOs, ou seja, sexo masculino: valores como cumplicidade, falta de frescura, adaptabilidade são geneticamente dependentes do "XY", além do que, meninos se acomodam em qualquer cantinho, nem que seja em um canil almofadado. Sem dizer que meninos não têm TPM. Bem, mas isto não descredencia as meninas.
    • Na realidade, não preferimos meninOs ou meninAs, mas sim "pessoas" com as melhores qualidades que o ser humano pode carregar, e é claro, brincadeiras a parte, as melhores qualidades não são ligadas ao sexo, mas sim à formação e dedicação.
  21. Forma: Estágios conjuntos: escolhemos estudantes do mesmo sexo para dividirem o mesmo período de estágio na clínica. Isto facilita a acomodação. Nosso Centro de Vivência comporta três pessoas, por vezes, as meninas se incomodam um pouco com um rapaz dormindo no mesmo alojamento.
  22. Estudantes da mesma escola: Definitivamene não aceitamos ao mesmo tempo vaga para dois estudantes da mesma escola. Raramente demos oportunidades a quem muito incistiu, nos arrependemos todas as vezes. Acreditamos no mérito da diversidade cultural. É muito interessante podermos notar as diferenças entre as escolas, os estados, países. Diferentes culturas promovem diferentes soluções. É muito rico investigarmos isto. Existem exceções. Estudantes da mesma escola fazem o ëfeito casal"vide abaixo.
  23. Estudantes casais: Como nossa proposta envolve mudanças de cultura, não aceitamos casais de namorados, noivos, marido/mulher, estudantes da mesma escola, etc. para estagiar juntos, evitando a oportunidade de um se apoiar, se esconder, no outro para favorecer os valores iniciais. Nosso estágio propõe e exige uma reformulação geral de valores, não apenas tecnológicos.
  24. Não toleramos: Vulgaridades no vestuário e atitudes, grosserias de estudantes, falta de: educação, respeito e disciplina. Estes valores fazem parte de um estágio completo. Também não temos paciência com frescura. Estes motivos podem encerrar um estágio precocemente e o estudante ter de voltar para casa mais cedo, reprovado. Ao mesmo tempo isto não nos impede de brincar e nos divertirmos...
  25. Alimentação: Nossos estagiários comem conosco. Aqui agradecemos ao BOM PAI por todo aquele alimento que a Terra nos dá, portanto não temos em nosso dicionário: isto não gosto, isto não como, isto não quero... Ninguém aqui deixa o que não gosta no prato ou se recusa a comer. Existem pessoas que ainda passam fome no planeta, cremos que é uma falta de respeito jogar alimento fora enquanto outros não têm nada para comer. Por vezes gostamos de experimentar alimentos novos, exóticos e ninguém é obrigado a comer, mas não faz mal provar...
    Por uma questão de cultura, solicitamos aos estudantes que não tragam "porcarias comestíveis" para casa, tipo chicletes, bolachas e doces em geral. Aqui queremos manter um ambiente saudável inclusive na alimentação. Para os lanchinhos sorrateiros recomendamos as saudáveis frutas naturais.
    Já tivemos alguns vegetarianos, ovo-lacto-vegetarianos, não radicais, que estagiaram conosco, mantendo suas convicções, sem problemas , mas ou se é vegetariano ou não. Se você tiver alguma restrição alimentar, por questões médicas, morais, religiosas, fale conosco ANTES de vir. Podemos respeitar uma opção moral de vida, não frescuras.
  26. Força de trabalho: O passarinho pode voar sobre a sua cabeça, mas não necessariamente fará ali um ninho! Aqui a preguiça pode entrar, mas de forma alguma ficará. Se alguém vem para trabalhar, iremos dar trabalho para ser feito. Pessoalmente começo o meu dia por volta das quatro, cinco horas da manhã, e termino por volta das vinte e duas horas, fora as emergências e atendimentos noturnos... Para nossos estagiários pedimos muito menos, claro. Pelo estágio você trabalhará 3 horas de manhã e três a tarde. Depois disso, ocupe seu tempo com estudos e leituras decentes. O estágio não é exatamente férias, spa ou um lugar para descansar... Você cumprirá 6 horas de estágio por dia, e terá bastente tempo para estudar...
  27. Diário de Bordo: Solicitamos que mantenha durante sua estada um Diário de Bordo, registrando suas experiências. Esta diário será mantido no PC do CV com senha própria.
    Para tanto, dependendo da versão do Word, pode ser
    [Ferramentas -> Opções -> Salvar ->Senha de proteção] ou
    [Ferramentas -> Opções -> Segurança ->Senha de proteção]
  28. Seminário: Ao final de cada ciclo mensal o pupilo deverá apresentar um seminário para o corpo médico da clínica. A idéia é direcionar o estudo teórico. A responsabilidade de organizar e apresentar fica a cargo do próprio.
  29. Relatório: Aos que completarem o estágio solicitaremos um relatório completo, datilografado, digitado, e encadernado. Pretendemos sempre como parte integrante deste, as críticas quanto aos nossos meios, métodos e principalmente quanto ao estágio. Sem a entrega do relatório não atestamos o certificado curricular. Findo o estágio o estudante tem como prazo de entrega do relatório uma semana para rascunho e mais um mês para a versão final. O relatório é parte integrante do estágio, tem de ser aprovado por nossa equipe, impreterivelmente. Para os estágios curriculares, em que o aluno tem urgência do resultado de seu trabalho conosco, para se formar, podemos antecipar a entrega do certificado de estágio após aprovar, no mínimo, a versão final digital de seu relatório de estágio.
  30. Publicação informal: Temos um jornal, o JPI. Sendo de seu interesse, podemos publicar um trabalho seu em nosso jornal, falando de seu trabalho, sua faculdade, ou o que mais lhe interessar.
  31. Missão: A missão do estudante aqui é trazer a faculdade até nós, ou seja, estaremos revendo valores e conceitos e nos atualizando com o que mudou. A nossa é transformar o estudante em um profissional apto a enfrentar o mercado de trabalho e a vida pós faculdade. Portanto, cada estudante que entra aqui muda nossa realidade, e sai com seus conceitos completamente alterados. Não estaremos ministrando aulas aos estagiários, mas sim entregando-lhes quase que diariamente material bibliográfico que será debatido em nossas reuniões de estudo. Nossa proposta se assemelha muito mais ao caminho de uma pós-graduação de que aulas particulares.
  32. Uniforme: Fica entendido que os estagiários trabalharão de uniforme branco, consoante listado em "Material necessário".
  33. Incomum: Você já alimentou um jabuti ou um mamífero por sonda, ou fez uma oxigenoterapia úmida? Existem casos em que o paciente perde a capacidade de se alimentar espontaneamente, aí temos de fazê-lo por outras vias além do oferecimento natural. Alimentação enteral para Jabuti queimado (sonda naso-gástrica) e em cão Doberman (sonda de Pezer Gastro-cervical):

       
    Alguns animais se tornan alégicos a poeira, fumaça... O espasmo bronquico é um dos problemas do "fumante passivo". Na foto Raoní Canal (estagiário) com a Talita no colo, fazendo uma oxigenoterapia na Sala da Diretoria Executiva... Pacientes especiais, atendimento diferido...
       

  34. Faculdades públicas: Notamos que alguns alunos de escolas particulares têm tido mais dificuldade de estagiar aqui de que os de escolas públicas, federais ou estaduais. Imputamos isto ao mau costume de receber tudo na mão, de graça, sem ter de se esforçar muito para obter o que se quer. Aqui, como em nossa vida, as coisas são conquistadas por mérito, pelo empenho, não simplesmente entregues de mão beijada...
  35. Passeios e lazer: Independente de qualquer condição, estamos em uma cidade pequena, o estagiário está sob a nossa tutela, representa nossa clínica. Durante o período em que estiver hospedado por nós, passeios, visitas e eventos de lazer serão autorizados com o acompanhamento de nossa família.
    Não se trata aqui de uma prisão ou um quartel, mas você deverá se adaptar a esta família e as suas regras, é um intercâmbio cultural. Aqui trabalhamos muito mas também separamos um tempinho para o lazer: um churrasquinho, um cineminha, uma festa ou um passeio de final de semana, mas é regra da casa que todos vão e voltam juntos, evitando-se as possibilidades de em um acidente estarmos desprotegidos.
  36. Folgas: Um estágio, por maior que seja, é sempre um período muito curto para passarmos muita coisa ao estudante, no entanto, quando necessário, por força maior, por um compromisso, podemos acertar, antes do início do estágio, folgas, ocasião em que deixaremos o estagiário dentro do ônibus, para a cidade que deva ir, e o estagiário retornará para Itapetininga somente quando terminar a folga, aí estarão, fora de Itapetininga, livres como um passarinho, e por sua própria conta e risco, no entanto, recomendamos que as folgas sejam solicitadas somente em caso de necessidade, não por banalidades. Os estagiários vem para crescer espiritualmente e profissionalmente! Essa chance é com certeza única e devemos fazer de tudo para evitar atrapalhar este crescimento. As folgas e descanços o estagiários terá exatamente quando nossa família tiver, irá nas festas que formos, e nos churrascos que fizermos, na academia que frequentamos...lembre-se é um intercâmbio, como se vc estivesse em outro país...
  37. Visita de familiares: Independente da origem do estagiário, a visita de amigos e familiares é muitíssimo bem vinda, no dia anterior ao início e no dia posterior à sua conclusão, ou seja, para trazer e para buscar. Queremos fazer nosso trabalho completo com nossos pupilos, sem a interferência, positiva ou negativa, da família. Por insistência de uma discente, autorizamos a visita de sua mãe no meio do estágio, o resultado foi péssimo, portanto, por favor, não nos solicite.
  38. Atendimentos: De domingo a domingo. Nossos estagiários podem ficar direto conosco ou solicitarem um final de semana livre para viagens, ao mês, alternados. É importante para seu aprendizado que acompanhem os atendimentos emergenciais de final de semana também. Outro detalhe é que somente nos finais de semana terão tempo para colocar "as coisas em dia", como lavar e passar sua roupa, descansar...
  39. Domingos: Aos domingos praticamos "O Evangélio no Lar", segundo a teoria de Allan Kardec. Lemos um pouco das palavras de Sua Santidade Dalai Lama e alguns poemas de Lao Tsé, do Táo Té Ching, o livro base do Taoísmo, e outros... Você terá a oportunidade de ver como rezamos. O Brasil é um país cristão, oramos para Jesus, mas neste aspecto somos bem ecléticos.
  40. Tarefas: Como na vida profissional, nossos estagiários terão suas tarefas a serem cumpridas: cotidianamente escovarão os dentes dos nossos cães, farão as medições das funções vitais TID, acompanharão os médicos veterinários nos atendimentos em todos os períodos - manhã, tarde e noite, emergências, terão suas fichas próprias a preencher e o resultado de seu estágio, impresso no certificado, dependerá do pleno cumprimento destas tarefas. Imagine-se responsável por um paciente que tenha de receber medicação diária... a falta do fornecimento de um dos remédios deveria reprovar o estágio, mas damos algumas chances... confiamos e conferimos... A falta ou excesso de uma medicação pode levar um paciente a óbito. Veja os detalhes da avaliação logo abaixo.
  41. Publicação: Dos estudos e atendimentos que fizermos, procuraremos montar pelo menos um trabalho para ser publicado em periódico reconhecido pela comunidade científica, registrado com International Standard Serial Number (ISSN). Temos trabalhos publicados: No Brasil na revista "Nosso Clínico" da Editora Troféu -ISSN 1413-2559 e na "A Hora veterinária - ISSN 0101-9163, catalogadas pela CAPES da QUALIS (http://servicos.capes.gov.br/webqualis/). Na Espanha, Málaga, na Red Vet da Veterinaria.org -ISSN nº 1695-7504-, No Uruguai na VET-UY Veterinária Uruguai -ISSN 1688-2075-, No Peru, na Visión Veterinária del Peru -ISSN 1680-9335-. Os alunos que se reprovarem no estágio, não terão seus nomes incluídos nas publicações. Leia alguns de nossos trabalhos editados em http://www.polivet-itapetininga.vet.br/obras
  42. Áreas: Não temos como garantir-lhe em que área você mais irá se deparar aqui. Nós nos preparamos, na clínica e na vida, para cuidar daquilo que O GRANDE PAI nos mandar cuidar. Trabalhamos com alegria, seriedade e capricho para tentarmos ao máximo garantir o melhor, mas ainda assim existem épocas com maior ou menor atividade, épocas da área de cardiologia, outras de odontologia, silvestres, etc., e isto não depende de nossa vontade direta, mas sim do movimento da clínica em si. Nossa clínica não se caracteriza por um movimento intenso, não somos uma clínica popular, que interna dez casos por dia. Nossa característica é a de poucos atendimentos por dia, mas realmente completos.
    • Cirurgia, clínica: Temos atuado muito mais com animais de companhia que com os de produção, uma questão econômica: o país em crise, poucos haras/pecuaristas estão realizando trabalhos eletivos. Corta-se despesas com o que dá. Muitas vezes inclusive como exames de campo (tuberculose, brucelose) controles de touros (andrologia), cirurgias eletivas.
    • Laboratório de análises clínicas veterinárias: Temos um laboratório para os exames básicos. Fazemos rotimeiramente, na consulta, dosagem de hemoglobina. Podemos fazer também, volume globular e Glicose, como triagem dos anêmicos e diabéticos. Também oferecemos hemograma com eritrograma, leucograma, plaquetograma, volume glomerular, hemoglobina, pesquisa de hemoparasitas em esfregaços corados e/ou gota espessam, parasitológicos de fezes, pele ou sangue, urinálise e sedimento urinário, teste de tripsina fecal, papanicolau (citologia vaginal. Fazemos pesquisas de corpúsciulo de Lentz. Temos testes de perfil mebatólico , ou bioquímica sérica, composto de: Ácido Úrico, Amilase, Bilirribinas direta e indireta, Calcio, Cloro, Colesterol, Creatinina, Ferro, Fosfatase, Fosfato, Glicose, GGT (Gama Glucamil Transferase), Hemoglobina por espectrofotômetro e Hemoglobinômetro de Sahli, Proteínas Totais, Albumina, Globulinas e relação albumina/globulina, Tempo de Protrombina, Transaminases- ALT (tgo) e AST (tgp), Triglicerídeos (GPO-PAP), Uréia. Estamos realizando estudos para aumentar nosso perfil bioquímico. Podemos marcar exames de Aldolase, Colinesterase, CPK, Hemoblobina Glicosada, Magnésio, Microproteínas, Potássio, Uratos. Demais exames podemos tercerizar.
    • Zootecnia: Temos algumas criações domésticas: aves, coelhos... O estagiário participa destes afazeres também.
    • Silvestres e peritagens: Atuamos aqui com animais silvestres, atendemos os que entram na cidade para serem tratados e reintegrados. Por vezes também recebemos solicitações para realizarmos exames de corpo de delito (necropsia) em animais caçados. Veja alguns destes momentos... Se você tiver sorte, terá experiências inesquecíveis como cuidar de um filhotinho de cervo ou um macaco Bugio nenê, limpar os dentes de uma Suçuarana, tratar de uma coruja Suindara de asa quebrada ou ainda amamentar um filhote de leão. Mas isto apenas se você tiver sorte...

      Na foto, filhote de leão com cinomose sendo tratado.
    • Cirurgias: Pode ser que na época que você aqui esteja tenhamos muitas cirurgias, por vezes realizamos várias em uma mesma semana, mas poderemos até não tê-las, o que é raro, mas acontece. Nosso setor cirúrgico é um dos mais equipados, vários colegas o utilizam. Temos caixas de kits cirúrgicos para vários tipos de técnicas: geral, eletivas: ortopédicas, oftálmicas, odontológicas. Todos os animais aqui, exceto ASA="E", antes de se submeterem a uma cirurgia passam pelos setores da Cardiologia & Odontologia , estando bem vão para a cirurgia.
    • Anestesia: Temos um completo aparelho de anestesia geral inalatória com oxigenioterapia, sugador, protóxido, respiração controlada ou livre nos circuitos: sem reinalação com sistema anti poluente (aberto), com reinalação total (fechado ) ou parcial (semi fechado). Sistema para anestesia saco-aerolar (aves). Em todos os sistemas temos a opção de respiração livre ou controlada e todos estão no mesmo aparelho. Os controles anestésicos fazemos pela repetição sistemática do exame clínico, esquema clássico estabelecido por Guedel para o éter, associado ao rico auxílio do monitor cardíaco e oxímetro de pulso. Certamente sair daqui em condições de promover anestesia com qualquer aparelho que encontrar neste planeta faz parte de seu êxito.
    • Medicinas Alternativas: Trabalhamos com Medicinas Alternativas, com enfoque em Medicinas Chinesas: Acupuntura, Fitoterapia, Moxabuustão, Ventosoterapia em animais e humanos. Muitas vezes tratamos o paciente além da medicina ocidental, com Medicinas Chinesas.
    • Cardiologia clínica: Realizarmos diagnóstico cardio-respiratório-metabólico através de ECG - Eletrocardiograma de repouso, ECG Dinâmico, Holter cardíaco de 24 horas. Também utilizamos o exame radiográfico de silhueta cardíaca como o padrão para o diagnóstiuco desta especialidade. Para os alunos que dão conta das tarefas recomendadas, podemos fazer um curso de cardiologia e eletrocardiografia veterinária.
    • Odontologia: A nossa é uma policlínica veterinária com serviços especializados em odontologia. O tratamento em si consiste em diagnóstico acurado de cada detalhe, fazendo diagnóstico e tratamento de "bolsas" e de cada dente individualmente. Removemos os dentes condenados, as sujidades, retirando placas e cálculos, polimos os dentes. Completamos com um jateamento de bicarbonato principalmente entre os espaços entre os dentes e as gengivas, para uma limpeza mais profunda. Completando, procedermos à fluoretação odontológica.
      • Próteses, pontes e ortodontia: Além dos serviços de especialidade, fazemos também um trabalho de recuperação estética dos dentes, através da aplicação de próteses, orodontia com aparelhos fixos e móveis. Se um dente quebrado apresentar a raiz ainda forte, sem fraturas, podemos, ao invés da excisão (remoção) fazer um tratamento de canal e montar um "dente postiço" com um pino apoiado dentro da própria raiz dental, uma prótese, mas se o dente se perdeu, não contarmos com o apoio da raiz, faremos o substituto apoiando em dois laterais, uma ponte. Estes "dentes de aço" podem ser cobertos ou não com porcelana branca. Regra geral, proprietários de cães de guarda apreciam os dentes forjados em níquel cromo, por apresentarem coloração prateada, dão a impressão de que o cão de guarda tem "dentes de aço", mas para os animais menores, mais mignons, os pequeninos e delicados como poodle, lhasa, yorks e similares, os clientes já preferem uma estética mais natural, requerendo preparações em metalo-cerâmica, o que pode tornar a preparação um pouco mais custosa, mas, sem duvida, invejavelmente perfeita, mas estes são trabalhos mais eletivos e mais raros.
  43. Organize-se: Antes de concluir sua passagem conosco, junte suas coisas. Todo estagiário deixa coisas de lembranças! Não iremos remeter coisas largadas...
  44. Computadores: Temos computadores capacitados e conectados, no centro de vivência, oferecemos acesso para a Internet aos estudantes, mas, se houver abuso da utilização deste recurso, podemos, simplesmente, corta-lo. É conveniente que o educando traga seu próprio notebook...
  45. Decisão: Se há interesse de sua parte, entre em contato conosco, conversaremos, estaremos ao máximo nos esforçando para que seu estágio seja o mais útil possível, estaremos ocupando seu tempo vago com exercícios e tarefas para estudar e se aprimorar. Em cada caso que você for ver lhe daremos uma vasta bibliografia para, no horário vago, estudar e podermos debater os por quês e para quês de cada uma das decisões. Será um período de experiências inesquecíveis, garantimos.
  46. Mas... Se você preferir não fazer este estudo bibliográfico, preferir não seguir estas regras, ou não discutir cada caso, preferir apenas executar e não pensar, por favor, arrume outro lugar para estagiar. Estas são as nossas condições.

Material Necessário

Recomendamos uma mala enxuta, ou seja, evitar excesso de roupa, uma vez que o Centro de Vivência não tem muito lugar de guarda-roupas.

Os seguintes materiais ficarão na clínica:

Muito importante:

A vacina contra tétano é importantíssima na clínica diária. Não se esqueça dela ou lhe lembraremos aqui. Somos promotores da saúde!!!


Estágio - Orientações Gerais

Tarefas da Área Médica:

Basicamente as tarefas do estagiário estão divididas e setorizadas em 3 níveis, que são determinados de acordo com a capacidade técnica, interesse, empenho e postura profissional. Em quelaquer nível pode ser chamado a realizar tarefas esporádicas, ao interesse da empresa. Temos três programas de estágio, que terão visões e aprofundementos distintos: Estágio extra-curricular - alunos cursando medicina veterinária; Estágio Curricular - Estagiários que vem para a clínica fazer seu estágio obrigatório, e Práticas Profissionalizantes, são para médicos veterinários formados que vem aprender, na pratica, como trabalhamos.

Básico - Acompanha, como auxiliar de atendimento, às consultas e atendimentos clínicos, realiza a pesagem do paciente e a tomada das funções vitais.
Com os internos, faz a tomada das funções vitais três vezes ao dia; realiza banhos e curativos simples, fornece as medicações básicas aos pacientes;
Na manutenção, faz a esterilização, almotolias e o controle de temperatura das geladeiras, entre outras tarefas básicas, Acompanha os procedimentos laboratoriais e realiza algumas tarefas de organização e manutenção dos equipamentos do LACV - Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias.

Intermediário - Dando conta das tarefas do básico, pode acompanhar a procedimentos cirúrgicos, realizados no Centro Cirúrgico, inicia suas atividades em tarefas básicas do LACV - Laboratório de Análises Clínicas Veterinárias.

Avançado - Acompanha as cirurgias, como assistente, recebe convite para acompanhar os procedimentos eletivos realizados na clínica, se estiver com suas tarefas em dia.

Descriminação das atividades

Administrativo e marketing aplicado na empresa:

Área Médica: Clínicas Médica e Cirúrgica, diagnósticos laboratoriais, eletrônicos e por imagem

Geral:

Especialidades

Diagnóstico

Estudo Apostilas de estágios


Práticas Profissionalizantes

Treinamento profissional sem vínculos empregatícios - Apenas para formados !!!

Embora não tenhamos registro no MEC, para legalizar uma residência oficial, reconhecida, ainda assim mantemos uma vaga para residentes em medicina veterinária, R1 e R2, com certificado de conclusão incluindo o resultado quando aprovado.

Sabemos que as escolas não preparam adequadamente os alunos para a profissão, de forma a existir uma lacuna entre o estudante e o profissional, ao que chamamos de recém-formado. O aluno que se forma, deveria já ser um profissional, mas não está pronto para cumprir este papel. Por falta de prática o recém-formado não consegue um bom emprego, e, como não consegue um bom emprego, não ganha prática para se aperfeiçoar e conseguir trabalhar. Fica em um umbral, nem na faculdade, nem na vida profissional.

Um segundo ponto importante é que o recém-formado precisará de orientação de como dirigir seus estudos para a prática, ou seja, sem orientação, é muito difícil e demorado o recém-formado conseguir achar um caminho, uma escola de conduta.

Existe, para os aspectos teóricos, os cursos de especialização e pós-graduação em clínica médica veterinária, por exemplo, e para a questão prática, colocamos à disposição as práticas profissionalizantes de R1 e R2, ambos trabalhando como voluntariado, ambos são destinados aos médicos veterinários formados em escolas reconhecidas pelo MEC.

O R1é para a fase inicial, composto por 4 módulos de um trimestre cada. R2é para a fase complementar, apenas para os que completaram e foram aprovados no R1. Para estas residências é necessário que já estejam com seu registro no CRMV SP.

Clínicas veterinárias e escolas, ao exemplo da USP, cobram para oferecer o curso de Prática Profissionalizante. Em nossa clínica podemos oferecer uma bolsa, e assim, não apenas não cobrar, como ainda forncer uma ajuda na forma de alojamento e alimentação, e no R2 o incremento de uma ajuda extra, financeira.

Por questão de facilidade de alojamento, damos prioridade às meninas.

A idéia é acelerarmos o amadurecimento do candidato, e mostrarmos como ele faz para sair do banco de trás e passar para de trás da direção, de sua própria vida, como diz Maialú Canal. Como nossa equipe trabalha muito com conduta consciente, e protocolos estabelecidos, cremos que em um ano podemos crescer juntos, em muitos aspectos, em dois mais ainda.

O residente acompanha os demais membros da equipe, das 07 as 21 horas, o andamento da clínica, faz os trabalhos de enfermagem: mede as funções vitais, faz os curativos, a medicação, participa das aulas e reuniões de estudos com os estagiários. Também deve ser aprovado no estágio e se empenhar nos projetos em que a equipe esteja desenvolvendo para ter seu nome acrescentado nos relatórios e publicações.

Os R2 terão também a chance de realizar seus atendimentos que serão supervisionados no dia seguinte, ou, se necessário, nossa equipe estará lá, nos mantemos a postos.

A idéia não é ganhar dinheiro, mas aprender a trabalhar, e aprender principalmente a se manter com seu próprio trabalho, deixar de ser sustentado para se sustentar. No início de sua carreira, Dr. Canal recebia em honorários o bastante para almoçar ou jantar, não para almoço e jantar. Nossos estagiários e residentes já iniciam aqui com mais, iniciam com três refeições por dia.

Condição para ser convidado ao próximo passo será estabelecida pelo resultado do estágio, ou da R1, ou seja, o candidato não pode ter tido nem um conceito negativo, nota média ótima.

Somos uma equipe preocupada em sempre rever valores....

O Contrato de residência está publicado. Se você prestar bem atenção nele perceberá que você pode pagar seu curso de práticas profissionalizantes com seu trabalho, não com dinheiro.