Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI PIPCOV Clínica Médica Oftalmologia

Bem vindo ao
setor de Oftalmologia clínica e cirúrgica da
POLIVET - Itapetininga - SP
Policlínica Cardiologia & Odontologia Veterinária

De olho no olho

1ª Campanha de Saúde Vet-Oftalmológica

De 01 de abril a 31 de maio.

Durante a campanha a POLIVET-Itapetininga colocará como parte integrante de sua consulta, exames acurados de oftalmologia aos solicitantes, sem a cobrança de adicional:



































Exames recomendados em oftalmologia veterinária


Exame clínico do globo ocular

O primeiro e principal exame em oftalmologia será sempre o exame clínico.

Exame de fundo de olho com oftalmoscópio


Muitas vezes a dilatação da pupila se faz necessária e oportuna.

Teste de schirmer

para a medição da velocidade de produção lacrimal.
 

Teste de Fluoresceína



para a verificação de úlceras de córnea.

Teste de Jones

para a verificação de desobstrução do ducto lacrimal

Teste de Jones negativo, ducto obstrupido.


Teste de Jones positivo, ducto desobstruido.

Teste de Tomometria


para a verificação da PIO - pressão intra oftálmica- e controle e profilaxia do glaiucoma.


Ultrasson Oftálmico

O globo ocular também recebe diagnósticos por ecografia (ultrassonografias)

Patologias

Úlcera de córnea

A Anatomia do GO - Globo Ocular.

A Córnea tem 3 camadas.

Quando algum fator externo provoca uma lesão na córnea, quer seja um trauma, quer seja uma infecção, o organismo passa a atacar a lesão/infecção como forma de defesa. Em algumas situações especiais, a própria defesa orgânica passa a digerir a córnea, causando uma úlcera, um ferimento crônico.

A úlcera de córnea é o processo degenerativo das camadas da córnea, as camadas externas vão sendo digeridas por ação de enzimas, vão se dissolvendo.

O tratamento para esta patologia está em remover a causa da lesão inicial, combater a infecção, bloquear a ação das enzimas de lise e atuar positivamente no processo cicatricial de restauração.

Na cirurgia pela qual passou Cindy, a pálpebra foi suturada fechada, para aumentar, em muito, a lubrificação local e as chances de sucesso!

Nos exemplos esquemáticos à esquerda de lado, à direita de frente.

No processo ulcerativo as camadas mais externas vão se deteriorando e a camada interna se prolapsa para fora.
Caso a lesão não cesse, a córnea pode "vir a furo" e o conteúdo do globo ocular simplesmente se esvaziar pelo orifício da úlcera. Não é o caso de Cindy.

Para se obter a cicatrização, o organismo tem de formar vasos sangüíneos em toda a volta da úlcera. É pelo sangue que vem os materiais necessários para a cicatrização da úlcera. Como a córnea é um órgão não vascularizado (sem vasos sangüíneos) ela passa a se mostrar aparentemente muito pior no processo cicatricial de que enquanto estava ulcerada.

Após a cicatrização completada os vasos sangüíneos se contraem, viram pequenos e delgados ligamentos, de aspecto acinzentado. Portanto, alguma cicatriz deverá permanecer na córnea de Cindy. Como ela não lê jornal, a restrição para sua qualidade de vida deve ser mínima.

A plica palpebral

É um recurso para menter os olhos fechados, aumentando o contato com a lágrima. Esta técnica é muito utilizada após cauterização da córnea.

GLAUCOMA

Glaucoma é um conjunto de doenças neurodegenerativas progressivas com características específicas de perda de campo visual, que normalmente são associadas a aumento de pressão intra-ocular.

Glaucoma é classificado como primário ou secundário. Glaucoma Primário é uma condição herdada, genética e ocorre em muitas raças de cães É rara em gatos, geralmente começa em um olho, mas quase sempre envolve os dois olhos, levando à cegueira completa. Glaucoma Secundário ocorre quando outra doença ocular causa a redução da drenagem do fluído ou o aumento da pressão ocular. São exemplos de doenças que causam glaucoma secundário: inflamações dentro do olho (uveíte), cataratas avançadas, neoplasias intra-oculares, subluxação ou luxação da lente (cristalino).

Como o Glaucoma afeta o olho?

Pressão - Causa dano por pressão no nervo óptico e um menor fluxo sangüíneo para a retina, resultando em perda de visão. Se a pressão no olho continuar descontrolada, a retina se degenera e a visão é perdida permanentemente. Cegueira permanente pode ocorrer rapidamente se a pressão for muito alta. Infelizmente, em geral, quando a doença é reconhecida normalmente encontra-se em estado avançado. Por este motivo o tratamento nestes casos é direcionado ao alívio do desconforto no olho cego e à prevenção ou atraso do desenvolvimento do glaucoma no outro olho. Dor O aumento da PIO- Pressão Intra Ocular- pode ser bastante dolorosa.

Cães possuem pressão intraocular normal saudável, entre 12 e 20 mmHg, gatos 13,5mmHg a 24,5mmHg e humanos entre 12,5mmHg a 20 mmHg. O glaucoma freqüentemente resulta em pressões entre 20-28 mmHg, mas pode ser bem superiores a esta marca.

CATARATA

Se refere a uma opacificação do cristalino com diversas etiologias, incluindo diabetis, fatores genéticos, etc.

Cirurgia de Catarata a céu aberto



































Telefones:

- 055

- (15)

3272 - 6992
3272 - 1991
Fax: 3272 - 1990

Telefones móveis:

(15) 9773 1737 ( Dr. Canal )

(15) 9763 4191 - Celular POLIVET-Itapetininga

Skype = ihCanal

@-MAILS ALTERNATIVOS:

MSN: polivet-itape@hotmail.com

Google Talk: canal.mv@gmail.com

Orkut = POLIVET-Itapetininga

Volta