Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI Textos Exclusivos a Médicos Veterinários Curso Cardiografia

 

Curso Básico de Cardiografia

Desenvolvemos estes textos para a sua informação, no entanto informamos que este site não se propõe a conferir tratamentos de outros médicos veterinários, ou oferecer uma segunda opinião em casos clínicos, mas sim demonstrar como nós trabalhamos. (É certo que sua intenção é a de conseguir o melhor para os animais, mas note que a resulução 722 (http://www.crmvsp.gov.br/legisla/legisla.htm) que rege o código de ética dos médicos veterinários deixa bem claro em seu artigo 13: "É vedado ao médico Veterinário:" VII - fornecer a leigo informações, métodos ou meios, instrumentos ou técnicas privativas de sua competência profissional" e XV - receitar sem exame clínico do paciente", sendo que esta pode ser até considerada falta séria do código. Note, falamos de leis, não de desejos.


Andar para não estressar

Bom Dia !!!

Que cheirinho bom de manhã está hoje

Estes são os cumprimentos que recebemos toda a manhã ao caminhar pelas vias de Itapetininga.

Temos uma vida corrida, atribulada, estressada e cansativa, mas não podemos permitir que o estresse tome conta de nós, por isto, diariamente saímos para caminhar, sentir o cheirinho matinal de nossa querida e amada cidadezinha...

Este é um excelente remédio para a longevidade. Como geriatras sabemos que os radicais livres sdão um dos fatores principais no envelhecimento celular, e, ao contrário, a endorfina é um dos principais fatores de rejuvenecimento somático.

Não podemos deixar de ter estresses, não podemos deixar de passar extrema tensão em uma sala de cirurgia ou ainda deixar de sofrer as angústias de uma recuperação complicada, assim como sabemos que nossos clientes não podem deixar de suas atividades para passar uma vida mais relaxada, mas podemos sim acordar mais cedo e ir caminhar, respirar profundamente o ar matinal, encher os pulmões e sorrir quando passam as pessoas. Não podemos deixar de nos estressar, mas podemos sim dedicar meia hora de nossa manhã para nosso próprio convívio harmônico. Uma boa caminhada pela manhã, não apenas nos mantém mais alegres, como prepara nosso coração para um dia de trabalho e ainda nos dá uma melhor condição física e uma excelente oxigenação tecidual, preparando-nos para uma geriatria forte e saudável.


ECG - Eletro Cardiograma

O coração é um órgão muscular, que trabalha com contrações promovidas a partir de um impulso elétrico.

O que o ECG faz nada mais é que registrar as ondas elétricas que são geradas para a contração cardíaca.

Ao estudarmos as ondas formadas sabemos não somente se o coração está cumprindo um ritmo adequado como também se cada onda está se formando no momento adequado, da forma correta.

Estudos do detalhamento destas ondas nos mostrarão se é necessário alguma providência, algum acerto, alguma outra pesquisa para que possamos estabelecer a saúde plena em nossos pacientes, para a alegria de nossos clientes.

A melhor utilização do ECG não é a de corrigir as doenças, mas sim, de prever o aparecimento de doenças e podermos estaremos acertando, corrigindo quaisquer falhas antes que provoquem prejuízos para a economia biológica.

Temos que os melhores profissionais da área de saúde estão cada vez mais se interando e aplicando a medicina profilática: prever a doença antes que esta se manifeste, mantendo seus pacientes sempre sadios.

O melhor médico não é mais aquele que cura o doente, mas sim o que não permite que ele adoeça. Fique com nosso carinho.


Indicações do ECG

Se você escolheu como animal de estimação um exemplar de cão, gato, macaco, ferret, gambá, lontra, ou qualquer outro mamífero, e ele estiver em uma destas condições, recomendamos que passe por um ECG (Eletrocardiograma):


Teste Ergométrico ou ECG de Esforço

Um ECG, (Eletrocardiograma) é um dos melhores exames que conhecemos por avaliar a condição física, respiratória e metabólica do animal. Ainda assim tem suas limitações: embora de excelente resultado e avaliação, mede uma fração muito pequena do período de vida do animal. Um teste pode levar um a dois minutos, ainda assim, o período do teste é de cerca de 0,2 % do período de um dia do animal, ou seja, uma faixa muito pequena.

Uma forma que temos de melhorar a eficiência dos testes é verificarmos o coração durante um período crítico: ao invés de ECG de repouso, realizarmos ECG de esforço, ou seja, colocamos o animal para trotar por um certo período, e de tempos em tempos realizamos novos ECGs.

Colocar o coração em condição crítica e nesta condição fazer as medidas é uma forma de melhorarmos em muito a acuidade para problemas dos exames de ECG. Muitas vezes encontramos "ao esforço" condições patológicas que "no repouso" não encontraríamos.

Teste ergométrico são bastante recomendados para uma avaliação cardíaca mais apurada, principalmente para aqueles animais que irão iniciar uma rotina diária de exercícios.

Uma vida ativa, com exercícios saudáveis e regulares de pelo menos três vezes por semana, e não em dias consecutivos ajuda você e seus animais a manterem maior disposição tanto física como espiritual, melhorando a oxigenação tecidual, removendo toxinas, melhorando sua auto-imagem, tornando-o menos estressado, fortalecendo os grupos musculares, tornando-os mais bem dispostos e mais produtivos. Levar seu mascote para uma melhor atividade física pode ser uma ótima oportunidade para uma reforma geral em suas prateleiras psicológicas desarrumadas.

Exercícios são fundamentais, mas note que alguém com vida sedimentaria: cão, gato, humano, não deve iniciar uma atividade de esforço físico sem um preparo prévio. A atividade física deve iniciar de forma paulatina, mantendo um regime que o animal suporte bem, e no dia-a-dia ir aumentando este esforço até um máximo adequado que irá sem mantido.

Consulte o seu médico veterinário sobre os benefícios de uma boa atividade física, inicie o mais breve possível uma rotina de caminhadas e exercício, mas antes faça com seu cardiologista um Teste Ergométrico e leve o seu mascote para um teste semelhante em seu médico veterinário cardiologista.


Holter: um exame completo por excelência

Holter, ou ECG (eletrocardiograma) dinâmico é um teste cardíaco que visa estabelecer qual a rotina diária do sistema cardíaco do paciente. À partir de um gravador, registramos nas 24 horas do dia quais os eventos ocorridos no coração, como ritmo, falta de oxigenação, etc.

A base do Holter é a mesma do ECG, mas ao invés de registrarmos os batimentos em uma fita de papel, registramo-a em um gravador de fita K-7, e ai invés de lermos onda a onda, passamos esta fita por um especial programa de computador que ao desmagnetizá-la registrará todas as ondas, e fará os cálculos necessários para a avaliação do exame.

Em última análise, teoricamente nada nos impediria de fazermos um ECG dinâmico com um eletrocardiógrafo comum, no entanto a aparelhagem de Holter é muitíssimo mais compacta que um aparelho de fita, e, lermos os quase 5 km de fita que usaríamos para registrar as 24 horas do dia não seria nada prático.

Temos em : "Polivet on line" um exemplo de resultado de Holter, o que nossa cachorra Fila Boiadeira realizou. Consulte os resultados e quaisquer dúvidas entre em contato conosco.


Marcapasso cardíaco

O coração tem de seguir um determinado ritmo, tem uma seqüência para se contrair, primeiro os átrios, depois os ventrículos, primeiro tem de encher cada uma das câmaras para depois, na contração, expelir, propulsar o sangue para as artérias, fazendo com que circule.

Para manter este ritmo sempre correto, sempre certinho, existem estruturas que mostram às fibras cardíacas qual a hora de se contraírem e relaxarem. Estas estruturas chamamos de "marcapassos cardíacos". Existem alguns marcapassos cardíacos nos corações, pois se o primeiro falha, os demais podem assumir.

O primeiro marcapasso é o Nodo Sinusal, localizado na região do átrio direito, quem dá o ritmo sinusal ao desenvolvimento cardíaco. Este é seguido pelo Nodo Sino Atrial, localizado mais abaixo, na região atrio-ventricular. Deste ponto o impulso pode ainda ser gerado pelo Feixer de Hiss , que em última instância pode assumir a economia cardíaca. Ainda assim, não acontecendo, exista a chance de qualquer fibra assumir o impulso por irritabilidade primária causada pela anóxia do bloqueio cardíaco.

Bem, embora tenhamos muitos marcapassos, ainda assim exista a possibilidade de termos uma situação em que todos os marcapassos estão falhando, provocando paradas cardíacas, que podem levar o indivíduo a síncopes ou paradas cardíacas temporárias. Estas síncopes são identificadas por desmaios.

Ao investigarmos estes desmaios encontraremos as paradas cardíacas, que devem ser tratadas. Mas como podemos tratar um marcapasso que não quer trabalhar ??? Simplesmente aplicando no coração outro marcapasso, um aparelho regulado para que todas as vezes que o coração dê uma parada maior, o aparelho dê uma descarga elétrica nas fibras cardíacas, fazendo com que o próximo batimento seja deflagrado.

Estes "aparelhinhos" custam muito caro, cerca de US$ 5,000 a US$10,000, o que nos impede sua utilização na medicina veterinária, mas graças aos excelentes contatos que temos, nossa dedicação e empenho conseguimos um aparelho a ser colocado em um de nossos pacientes cardiopatas. Após a colocação o animal será acompanhado por nossa equipe, registraremos as melhorias orgânicas e estaremos publicando em revistas médicas os resultados obtidos. Desta forma conseguimos o aparelho a custo quase zero, e disporemos ao nosso cliente mais esta facilidade tecnológica.