Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI PIPCOV Zoológicos

 

Zoológicos

Nossa equipe atende a animais de zoológico, público ou particular.

Clínica Aviária

Aves em geral são animais que, da mesma forma que um cão ou gato, merecem a atenção de um médico veterinário gabaritado.

Atualmente a clínica aviária está em franca expansão, e nossa clínica preparada para estes atendimentos.

Doenças de aves diferem-se na dependência da espécie a qual tratamos. Seu exame clínico não é o mais rico propedeuticamente, de formas que ao nos dedicarmos a este campo tivemos de nos aplicar tanto tecnologicamente como em equipamentos e cursos para o aprimoramento nesta área.

Ainda hoje, a grande arma da medicina veterinária no campo aviário é profilático, ou seja, limpeza, higiene, alimentação adequada: evitar que o paciente adoeça.

Temos atuado nos seguintes setores:

 

Iguana: Biosseguridade

As iguanas são répteis inofensivos e indefesos herbívoros, tropicais: de clima úmido, ameno de noite e quente de dia. Em seu habitat, dormem no escuro. Pela manhã sobem em galhos de árvores para se aquecer. Após aumentar sua temperatura começam o processo de alimentação. Normalmente os répteis são muito dependentes da luz do sol para sua sobrevivência.

2- Ambiente: Acenda a luz do terrário pela manhã e apague a noite. NÃO a deixe acesa (claridade) pois o animal pode ficar completamente estressado e isso não é nada bom. Existem "timers" que controlam o fotoperiodismo. Se os animais não tomam banhos de sol freqüentes: Repti-sun ou Grow-lux são lâmpadas boas. Emitem radiação UVB necessária para fixação do cálcio nos ossos. Existem de vários tamanhos, são lâmpadas compridas, tipo fluorescentes, não aquecem o ambiente. Mesmo com estas lâmpadas, banhos de sol natural, sem o filtro de qualquer vidro, são necessários. Os melhores períodos são aqueles recomendados para irmos à praia, antes das 11 horas, ou após às 16 horas, mas nunca com o sol a pino.

3- Temperatura e umidade: a temperatura do terrário, tem que se manter constante de dia entre 30 e 35 graus, e a noite deve cair para 25 graus para que o metabolismo diminua e o animal durma. Existem "pedras elétricas" para aquecer se a temperatura ambiente estiver abaixo deste limite. Como animais da mata tropical, exigem muita umidade, 80%. Consegue-se isto mantendo piscinas com água no terrário, tipo pratos de vasos, de tamanho suficientes para que entrem dentro. Esborrifar água no animal e no ambiente é também uma boa opção. O ideal é que o terrário seja grande e que ele possa escolher um entre vários microclimas, local mais ou menos aquecidos, mais e menos iluminados, galhos para subir, etc.

4- Alimentação: São herbívoros. Necessitam de verduras, flores e frutas. Larvas (ternébrios ) e pequenos insetos, uma vez por semana podem ser ótimas fontes de proteína, assim como queijos, ovos cozidos, fiapos de carne: frango, bovinos, outras.Comem agrião, couve, cenoura ralada, broto de feijão, de alfafa, de trevo, necessitam de verduras de cor verde escura, beterraba ralada, almeirão, acelga, rúcula. Flores diversas como ibiscos, rosas, folha de amora, etc.. No mercado existem diversas rações para a espécie. Na impossibilidade de encontrar-se estas, as de tartarugas são boas substitutas.

5- Conclusão: Nunca se esqueça que uma iguana é uma animal vivo, podemos machucá-la, sentem dor, não são próprios para crianças pequenas, e podem ser atacados por outros animais: gatos, cachorros, ratos. São praticamente indefesos. Requerem nossa proteção.

 

Porque castrar: Coelhos, cobaias e chinchilas.

O Homem, como espécie, se afastou demais da natureza, e agora procura uma forma de se reunir novamente à "Mãe Natureza". Nesta procura, ele traz animais para o seu convívio, mas nem todos optam por cães e gatos. Hoje está se tornando muito difundido a adoção, como animais de estimação de cobras, lagartos, coelhos e cobaias, chinchilas.

Bem, cobras e lagartos apenas operamos se houver uma necessidade clínica. mas para os coelhos e as cobaias já temos indicado cirurgias de castração.

Os machos tem a necessidade premente de defesa de território. Para defender e marcar seu território eles urinam nos cantos, roem as coisas, chegam a se tornar agressivos com as pessoas que "invadem o seu território.

Sabendo que este comportamento é ligado ao sexo, ou seja é induzido por hormônios tipo testosterona, masculinos, e sabendo que a testosterona é sintetizada nos testículos, concluiremos que ao remover os seus testículos, iremos reduzir este tipo de comportamento aqui indesejado, tornando-os mais dóceis, mais propícios para executarem o seu papel de companhia, além do fato de podermos ter um casal de exemplares da mesma espécie sem que com isto tenhamos nossa casa forrada de roedores.

Quanto às fêmeas, sabemos que a castração prematura, antes da fase adulta reduz, em muito a incidência de tumores hormônios dependentes, como os de mama.

Por estes motivos é que recomendamos: se você não pretende cruzá-los, castre os seus mascotes.


Entre em contato com nossa empresa:

Telefones: 15 - 3272 6992
                         3272 1991

Celulares: 15 - 9752 3359
9773 1737 - Dr. Canal
9711 7176 - Dr. Raoní

Email:polivet@polivet-itapetininga.vet.br
sac@polivet-itapetininga.vet.br
ombudsman@polivet-itapetininga.vet.br

MSN:polivet-itape@hotmail.com

Skype: polivet-itapetininga