Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI Organograma Nossa Fé Umbandismo

 

Umbandismo

Uma religião reencarnacionista e Cristã que prega a bondade e o auxílio ao próximo

O Ninho dos Lobos Guará teve seu início marcado por uma linda cerimônia religiosa, seu casamento, em um templo de Umbanda.

Embora esta não sejamos hoje uma família Umbandista, mas sim Kardecista, não poderíamos deixar de falar desta religião tão mal vista. Saiba um pouco sobre ela.

A Umbanda
Orixás da Umbanda
Hino da Umbanda
As sete lágrimas de um Preto Velho
Prece de abertura
Hino de fechamento dos trabalhos

 

Oração de Cáritas

Deus nosso pai que sois todo poder e bondade:

Deus:

Pai:

Senhor:

Que Vossa bondade se estenda sobre tudo que criastes.
Piedade, Senhor, para aqueles que vos não conhecem,
esperança para aqueles que sofrem.
Que a Vossa bondade permita aos espíritos consoladores derramarem por toda parte a Paz, a Esperança e a Fé.

Deus:

Um raio, uma faísca do Vosso amor pode abrasar a Terra;
deixai-nos beber nas fontes dessa bondade fecunda e infinita, e todas as lágrimas secarão,
todas as dores se acalmarão.
Um só coração, um só pensamento subirá até Vós,
como um grito de reconhecimento e de amor. Como Moisés sobre a montanha, nós Vos esperamos com os braços abertos,
Óh! Beleza,
Óh! Perfeição,
e queremos de alguma sorte merecer a Vossa Misericórdia.

Deus:

 

Cáritas.

 

Oração do Amanhecer

Senhor:

No silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências teus filhos como tu mesmo os vê e assim não ver se não o bem em cada um.

Cerra meus ouvidos a toda calúnia, guarda minha língua de toda a maldade. Que só de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre que todos quanto chegarem a mim sintam tua presença.

Reveste-me de tua beleza senhor e que no decurso deste dia eu te revele a todos.

 

Umbanda: Uma religião para o amor ao próximo

 

O Hino da Umbanda

Refletiu a luz divina

No reino de explendor

Foi no Reino de Oxalá

Onda há paz e amor

Luz que refleti na Terra

Luz que refleti no mar

Luz que vem lá de Aruanda

Para tudo iluminar

 

A Umbanda é paz e amor

Um povo cheio de luz

É forças que nos dá a vida

e à grandeza nos conduz.

Avante filhos de fé,

Com a nossa lei não há

A Bandeira de oxalá...

A Umbanda

A palavra umbanda significa luz-escuro, ou luz-sombra, da mesma forma que o símbolo chinês Yin-Yang . Umbanda expressa que devemos ter na vida luz, bondade, força espiritual e também sabedoria para os negócios, não devemos ser apenas bons, tolos, mas precisamos de força material também.

Se formos apenas bondosos, cristãos ao máximo, tirarmos na rua as calças e a camisa para darmos ao nosso próximo iremos ser presos por atentado ao pudor, nada mais. Ao darmos tudo o que temos, mas tudo mesmo aos pobres, o planeta terá apenas um mendigo a mais, não estaremos cumprindo a nossa obrigação com nossos filhos, nossos irmãos.

Sendo avarentos, apegados somente à matéria, ligados ao dinheiro e às coisas mundanas nunca seremos felizes tão pouco. Ninguém é feliz sozinho. Precisamos do outro para podermos realizar nossos anseios, precisamos do outro para podermos amar. Amar o irmão, amar o pai e a mãe, amar a esposa e os filhos e netos. No mínimo precisamos do próximo para poder amá-lo.

Ora, mas se não formos felizes apenas com a Luz ("Um") e tão pouco apenas com o apego material ("banda"), então quando seremos realmente felizes???

Seremos felizes com o equilíbrio entre o Um e a Banda, ou seja, UMBANDA. Então Umbanda é o equilíbrio.

Qual é a atitude do equilíbrio??? Os dois extremos ao mesmo tempo. Coloquemos na clínica para exemplificar melhor:

Chega um cliente:
-"Doutor, não tenho dinheiro para pagar um tratamento mas meu cão está doente".

Bem: do lado "UM":
-"Entre, trataremos o seu animal para você e não cobraremos nada, pagaremos para tratá-lo os medicamentos, os curativos, você não terá nenhuma despesa." Certamente em seis meses nossa clínica já terá falido, pois não fomos hábeis para pagar os nossos compromissos. Como não arrecadamos dinheiro não pudemos pagar as contas de medicamentos, material, luz, água, e a clínica do BONDOSO fechou, não pode ajudar às pessoas mais, simplesmente faliu.

Agora o lado "BANDA": o médico diria:
-"Azar o seu, saia daqui".

Bom, pode até ser que este ganhe dinheiro, mas quando desencarnar, vai amargar! Esqueceu do outro, e agora, em sua próxima encarnação estará no lugar daquele que tinha amor mas não recursos e assim entenderá a lei do retorno: Tudo o que você faz nesta vida volta para você, o de bom e o de ruim.

Bem, mas existe uma terceira posição possível, a do equilíbrio, a da UMBANDA, ou seja:

-"Senhor, iremos tratar seu animal, mas o senhor terá de pagar por isto. Ofereceremos um parcelamento, um financiamento para a quitação e lhe será possível pagar a conta.".

Na UMBANDA aprendemos que não se deve dar nada da graça a ninguém. Você dá esmola a um homem e o mata ou de preguiça ou de vergonha.

Se o nosso cliente não tiver como pagar, trabalhará para tal, irá carpir nosso gramado, lavar os carros, criar algumas galinhas e nos pagar com frangos, ovos, alfaces, enfim, daremos um jeito.

Costumamos dizer na POLIVET-Itapetininga Policlínica Cardiologia & Odontologia Veterinária que nunca deixamos de atender a um só cliente por falta de dinheiro, tão pouco deixamos de cobrar. Isto é ser Umbandistas.

O cachorro do mato que tratamos, o Guará que internamos, a estes, aos animais silvestres nós pagamos para tratar, pagamos os medicamentos, a alimentação, pagamos as despesas que nos trazem e oferecemos a nossos anjos de guarda, oferecemos como agradecimento por estarmos em uma situação tão privilegiada como morarmos em um país sem guerras, com tão frondosa natureza, a expressão de Oxóssi, oferecemos como gratidão pela nossa saúde e amor.

O equilíbrio devemos utilizar em todos os nossos passos: Ao tratar um animal, devemos ter compaixão por ele, compaixão e amor, mas também devemos ter firmeza e precisão para aplicar a melhor técnica. Sendo duros demais não alcançaremos o âmago de nossos pacientes, sendo moles demais não conseguiremos tratá-los. Precisamos do equilíbrio, precisamos da força da Umbanda. O equilíbrio.

Muitas vezes quando as pessoas recebem a informação de que somos espíritas -Umbandistas- elas nos perguntam se fazemos mal ao próximo.

Ora, que pergunta, se somos Cristãos, temos por força de lei de crer no mandamento de ouro: Amai ao próximo como a ti mesmo e ao Pai sobre todas as coisas. Então, sabemos que a pergunta não se justifica, mas então, porquê disto???

A Umbanda prega a bondade e o equilíbrio, mas como existe o egoísta dentro do homem ele utiliza as forças da umbanda para benefício próprio, para prejudicar ao próximo, para ferir, mas notem, por favor: Isto não é Umbanda, é prejudicar o próximo.

Ao aprender a lutar espadas um Homem deve utilizar esta força para defender o bem e a honradez, promover o crescimento físico e espiritual do planeta.

Infelizmente alguns espadachins utilizam estes ensinamentos para matar e saquear. Infelizmente algumas pessoas de má índole utilizam as forças da Umbanda para prejudicar o próximo, mas note: Isto não é Umbanda, é prejudicar o próximo.

 

As Sete Lágrimas de um Preto Velho

Em um cantinho de um terreiro, sentado em um banquinho, pitando seu cachimbo, um triste Preto Velho chorava. De olhos molhados, esquisitas lágrimas desciam-lhes pelas fácies e, não sei o por quê contei-as... foram sete.

Na incontida vontade de saber, aproximei-me e o interroguei:

 

Fala, meu Preto Velho, diz ao seu filho o porquê externas assim uma tão visível dor?

 

E ele, suavemente respondeu:

-"Estais vendo esta multidão de pessoas que entra e sai? As lágrimas contadas são distribuídas a cada uma delas...

 

* A primeira eu dei a estes indiferentes que aqui vem em busca de distração, para saírem ironizando aquilo que tuas mentes ofuscadas não conseguem conceber.

* A segunda a estes eternos duvidosos que acreditam desacreditando, na expectativa de um milagre que os faça alcançar aquilo que teus próprios merecimentos negam.

* A terceira distribui aos maus, aqueles que somente procuram a umbanda em busca de vingança desejando sempre prejudicar a um seu semelhante.

* A quarta aos frios e calculistas que sabem que existem uma força espiritual e procuram beneficiar-se dela de qualquer forma e não conhecem a palavra gratidão.

* A quinta chega suave, tem o riso e elogio da flor dos lábios, mas se olharem bem no teu semblante verão escrito: creio na umbanda, nos teus caboclos e no teu Zambi, mas somente se vencerem o meu caso ou me curarem disto ou daquilo.

* A sexta eu dei aos fúteis que vão de centro em centro, não acreditando em nada, buscam aconchegos e conchavos e teus olhos revelam um interesse diferente.

* A sétima, filho, notas como foi grande e como deslizou pesada, foi a última lágrima, aquela que vive nos olhos de todos os Orixás, fiz doação desta aos médiuns vaidosos que só aparecem no centro em dia de festa e faltam às doutrinas, esquecem que existem tantos irmãos precisando de caridade e tantas criancinhas precisando de amparo material e espiritual.

 

E assim filho meu, para estes todos é que viste minhas lágrimas caírem uma a uma.

 

Prece de Abertura

Pai misericordioso e justo, criador do universo, lançai as vossas bênçãos sobre os trabalhos que os vossos filhos em vosso sagrado nome vão executar neste terreiro, em benefício dos seus irmãos e também vossos filhos.

Pai misericordioso e justo, daí a permissão aos espíritos de luz, superiores aos Anjos, Santos, Orixás e chefes de falanges e seus comandados, aos Caboclos e Pretos Velhos, espíritos do mar, dos rios, fontes e cachoeiras, a todos os espíritos puros e purificados, que lancem sobre este terreiro suas irradiações salutares, seus fluídos regeneradores em benefício daqueles que aqui vêm em busca de alívio socorro e cura para suas dores morais e físicas.

Oxalá, poderoso e cheio de bondade, derramai sobre nós os vossos eflúvios, infundindo em todos nós a resignação, boa vontade para desempenharmos bem a nossa tarefa.

Anjo de Guarda, guias e protetores nossos, derramai a vossa influência sobre os médiuns aqui presentes a fim de que possuídos da vossa energia possam transmiti-la aos irmão necessitados de amparo.

Espíritos de luz daí aos médiuns a vossa força para que eles a transmitam aos irmãos que dela necessitem. Que as energias do universo sob ação dos espíritos de luz, guias e protetores, anjos de guarda, derramem-se luminosas, benéficas e fortes neste ambiente, purifiquem-no, ilumine-o afastando os maus elementos do espaço e da Terra. Espíritos superiores defendei este terreiro, impedindo a aproximação de espíritos perturbadores.

Pai misericordioso e justo, louvado seja o vosso santo nome para todo o sempre.

 

Hino de Fechamento dos Trabalhos

Nós somos soldados de Jesus,

Marchamos carregando a nossa cruz

Com a fé e a devoção chegaremos até vós

Senhora da Conceição

 

A nossa irmandade que é tão bela,

está a cominho de Jesus

A nossa irmandade que é tão bela

Já alcançou a vossa luz

 

Orixás da Umbanda

A umbanda é uma das primeiras manifestações conhecidas que utilizam a cromoterapia.

Manifestação de fé, divide o reino divino em forças maiores, como se batalhões do exército do GRANDE PAI OXALÁ, NOSSO PAI MAIOR.

Oxalá é o GRANDE PAI, enquanto que Zambi é a manifestação de Jesus de Nazaré. Filho mais evoluído do grande Oxalá, nosso mentor espiritual maior, governador supremo de nosso planeta a Terra.

Oxum (Nanan Boroquê): Manifestada na chuva fina que regra a agricultura é manifestada pela bondade de uma sábia anciã. Sua cor é o roxo, roxo da cor daquilo que realmente amamos. Você já notou a espressão: Aquele, é roxo, não adianta dissuadir. Pois é, Oxum é aquela cujo amor por nós é Roxo.

Iemanjá é a rainha do mar, e o que é o mar para ser governado??? O Mar ou a grande calunga é para onde vai toda a maldade do planeta. Quando a maldade é lavada pela chuva fina, escorre nas águas dos rios e das cachoeira até a grande calunga onde Iemanjá a guarda, para que esta não mais atrapalhem seus filhos.

Iansã: O Orixá da beleza e da formosura, aquela que nos encanta o coração. É também uma guerreira, mostrando que a verdadeira beleza não é algo fútil, mas sim algo a ser conquistado, uma luta interna. Combater o feio dentro de nós mesmos é uma tarefa árdua, e abençoada por Iansã.

Oxossi é a força das matas, caçador, protetor da natureza, tem a função principal de alimentar a aldeia dos Orixás. Sua maior irradiação está em bem fazer ao próximo. Representado pela cor das folhas, o verde das matas.

"Ogum: Orixá das batalhas a serem lutadas, das vitórias a serem vencidas. Sua força está no exemplo de luta e perseverança em não se entregar ao inimigo: preguiça, maldade, falta de auto-estima, vícios. Sua cor? O que se dá por uma luta a ser lutada, o que se dá por uma missão??? Sangue. Ogum é representado pelo vermelho sangue. Doa seu sangue na batalha pela proteção de seu povo e sua aldeia (família).

Xango é o Orixá da justiça. Representado por um homem velho ( sábio) com um machado e um leão ao lado. Sua cor é representada pelo castanho da Terra, local onde este impõe a verdadeira Justiça. Xango é aquele que defende o fraco do forte, desde que seja o justo.

Omulu ( Obaluaiê) é o Orixá da passagem entre os vivos e os desencarnados. Orientador das calungas (cemitérios) coordena as passagens, tem o dom da cura e das pestes, utensílio que o Grande Pai utiliza quando precisamos aprender a nos apegar mais ao espiritual, ao amor ao próximo, ao altruísmo. Infelizmente aprendemos muito pouco pelo amor, e ainda precisamos da dor para nos educar. O Contraste entre o preto e branco, a passagem, são as cores deste Orixá.

Exu: A Maior controvérsia entre a Umbanda e outras religiões. Exu é o Anjo Querubim, não o "Capeta" da Igreja Católica, com quem querem confundi-lo. Não é nosso inimigo, mas sim nosso grande protetor. Comparando-nos a um trem, Exu é a "Barra Limpa Trilhos" que anda na frente, pensando na Saúde Pública Exu é o coletor de lixo, aquele que afasta de nós a maldade do alheio, a inveja, as energias perturbadoras e maléficas. Exu não é entre os Orixás o de mais luz. Está próximo ao contrário, mas comparado a nós é uma entidade de grande sabedoria, tem plena a consciência da lei do retorno. As cores de Exu são o vermelho e o preto.

Em sua força trabalham alguns espíritos de pouca luz, que quando mal orientados podem vir a fazer mal ao próximo, contrariando todas as leis naturais. Comparamos isto aos cães ferozes que chegam a matar até os próprios donos. Mas pensemos, é o cão o assassino ou o homem que o criou??? É a mesma coisa. Aprendendo a manejar a espada é nosso o livre arbítrio de usá-la para o bem ou não. Sua forma serve aos propósitos da caridade suprema, do altruísmo, mas nem todos usam as armas somente para protegerem a evolução humana, alguns a utilizam para promover a guerra. Estes não podem se dizer Umbandistas mas malfeitores sem religião e sem fé.