Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI MHAV Outras Homeopatia

 

 

Homeopatia Organicista

Designa um método terapêutico cujo princípio está baseado na similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). Consiste em fornecer a um paciente, sintomático ou não, doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis, quando expostas a quantidades maiores.

A droga homeopática é preparada em um processo que consiste na diluição sucessiva da substância, sucussão e "dinamização" (ou "potencialização"), em uma série de passos.

Existe basicamente a homeopatia unicista (chamada de homeopatia de verdade) e a homeopatia organicista (chamada de homeopatia sintomatológica)

 

Homeopatia Unicista

Existem cerca de dois mil medicamentos homeopáticos. Na realidade existem tantos quantas "coisas farmacologicamente ativas" existem. Podemos fazer remédios homeopáticos com, literalmente, tudo. O que causa mal a um indivíduo são, se dinamisado, curará um doente com os mesmos sintomas.

Chamamos cada indivíduo como tipo básico deste ou daquele remédio.

Um médico homeopata unicista fornecerá a um paciente apenas e tão somente o seu remédio básico, independente dos seus sintomas. Teoricamente o remédio certo fará com que o indivíduo sare de todos os males.

A homeopatia chegou no que chamamos de panacéia individual: para um determinado indivíduo o seu remédio de fundo curará todas as doenças.

Este tipo de tratamento não admite interferência de outro tipo de remédio, por isso o nome unicista, um remédio para um paciente.

Homeopatia Organicista

A homeopatia organicista (chamada de homeopatia sintomatológica), ao contrário do anterior, trata com tremédios homeopáticos os sinais e sintomas que aparecerem, independente do remédio de fundo do paciente. Assim, eu poderia utilizar remédios clássicos como café (coffea) para a insônia, abelha (apis )para choque alérgico. Princípios classicos da homeopatia são o arsebnico branco, o enxofre, a ostra, a pedra de cálcio, cada um com seus sintomas de intoxicação, cada um curando seus próprios sintomas.

De mesma fora, podemos utilizar um carrapato para tratar carrapatos em um rebanho, ou ainda bactérias que contaminam a glândula mamária para tratar mastite.

Nossa equipe tem utiulizado largamente os mesmos princípios tanto no tratamento e criação de animais de produção como para animais de companhia, os produtos homeopáticos da Orgânica Homeopatia Animal (http://www.organicahomeopatia.com.br/) .

 

 

Designa um método ter