Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI MHAV MTC Acupuntura

 

Acupuntura

a humanos e animais

 

Método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde. Consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições. Estes pontos podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper (do inglês Stimulation and Permanency - Estimulação Permanente), ventosa ou pelo aquecimento promovido por moxa.

A Acupuntura aceita a aplicação com agulhas, embora chamemos a todas as medicinas tradicionais chinesas, genericamente, de acupuntura.

Diferentes pontos a serem agulhados representarão diferentes tratamentos de acupuntura. Agulhas em locais diferentes são tratamentos para diferentes coisas, assim com o AAS e Vitamina K tratam diferentes efeitos, a agulha apolicada em diferentes locais também o terá.

Na prática, um quarto da população humana se trata exclusiamente pela medicina chinesa, com base da acupuntura.

No sentido em que vemos, o humano é tão somente mais um mamífero.

Existem muitas diferenças entre da Medicina Chinesa para cada uma das espécies animais. Acupuntura (locais e efeitos dos pontos) é muito diferente entre as escolas de medicina para pessoas e as para animais, no entanto, a fisiopatogenia (fisiologia mais patologia mais patogenia) humana atende à similaridade dos animais: o humano tem a ossatura e o sistema vascular de um macaco, o sistema digestivo dos suínos, reprodutivo dos equinos, afetivo dos caninos.

Entre as espécies animais, quer sejam aves ou mamíferos, incluindo o humano existem diferenças significativas. Existem pontos específicos somente de uma determinada espécie; entre diferentes espécies pontos iguais tem nomes diferentes, pontos diferentes tem nomes iguais, as sequências dos pontos se diferem, os resultados esperados não são os mesmos. Neste sentido, para nós, o humano é tão somente mais uma espécie de mamífero.

Qi Jia do equino é Shen Zhu humano? O ponto B21 é no equino é Guan Yunan Shu, mas no humano é Wei Shu. Temos de saber se queremos Wei Shu, Guan Yuan Shu ou simplesmente B21, pois os resultados serão muito diferentes. Guan Yuan Shu é, no equino, em T12 ou T13, dependendo da raça. O Humano tem um ponto semelhante em L5, mas trata-se dos mesmos pontos? O problema é saber qual queremos, o Ponto de transporte Dorsal do Portão Original, ou Ponto de Transporte Dorsal do Estômago. Changqiang não é Wai Gen. Onde fica cada um deles? Por estes detalhes é que quem estuda acupuntura tem de saber quais as diferenças entre as espécies variadas, quer seja humano, equino, bovino, suínos, cão, gato, aves...

 

A equipe do MHAV do Grupo POLIVET-Itapetininga mantém estudos nas duas áreas. Dr Canal, Diretor Clínico do Grupo POLIVET-Itapetininga, trabalha com Medicina Chinesa desde 1999, estuda tratamentos para cães e gatos,suínos, equinos e bovinos, caprinos e ovinos, e até para humanos.

Curriculum e técnicas: Dr. Ivo Hellmeister Canal é médico veterinário pela Universidade de São Paulo, em 10983, 45a. turma e pós graduando do Instituto Bioethicus de Botucatu, da VI turma de Acupuntura Veterinária.

Na linha de Medicina Chinesa para humanos, encontramos vários tipos de bonecos modelos, mas no setor de Veterinária, não. Assim, a equipe do MHAV decidiu fazer seus próprios modelos. Acima, em detalhe, o modelo de estudo dos pontos de cão, cada meridiano com sua cor...

Tratamentos pela Medicina Chinesa (acupuntura e Moxabustão) de touro sem libido, porca com coronavirose (pneunonia e diarréia) Cabra com retenção de placentas e dificuldade de parto, vaca com mastite.

Acima alguns exemplos de modelos de estudo, indicando tratamentos conhecidos e reconhecidos. Podemos estudar os casos, localizar nos exemplos os melhores tratamentos e levar estes detalhes para o campo, aplicar no animal enfermo. Veja abaixo alguns dos tratementos reconendados:

Touro (Gong Niu) geriatra com baixa libido recebe um tratamento que irá oferecer um segundo fôlego ao animal. Muitas vezes pode ser muito importante reativar um bom touro...

 

Moxabustão em Bai Hui (extingue vento interior, subjulga Yang do Fígado, Eleva Yang), e Wai Gen, a raíz do Du Mai.

Para a paresia paniana - Shangliao, Ciliao, Zongliao, Xialiao (trabalhar nas 4 fendas), Changquiang (regulando o Vaso Govervnador e Diretor, tratando umidade, regulando os dois orifícios inferiores, extinguindo o vento interior) e MingMen 4 (tonificando Yang).

Moxabustão nos pontos, exceto MingMen.

A porquinha (Luo Mu) se transformou em um atlas de acupuntura suína.

No exemplo, o tratamento para um suíno (zhu) que apresentou um problema de coronavirose.

As agulhas tratam a pneunomia (roxas anteriores) e a diarréia (azuis posteriores). Diferentes locais de se agulhar, diferentes tratamentos.

 

Diarréia e constipação:Pishu (tonifica Baço, estômago e remove umidade), Guanyuanshu (fortalece dorso posterior, movimenta o Qi e o Sangue do Aquecedor Inferior), Hou Hai (regula Vaso Governador, trata umidade, regula orifícios inferiores, extingue o vento interior). Moxabustão em Sangwan, Haimen e Du Kou

Sistema Respiratório: ShunQi, Gua Hou, Shang En, Fengshi, Fengmen, Da Zhui, Santai, Suqi, Baihui e Housan

A cabra (Shan Yang) recebe as agulhas azuis (posteriores) para facilitar o parto, e as roxas (mediais) para o parto das secundinas (eliminação da placenta)

Retenção placenta e abrir a cervix = Sangliao, Ciliao, Zongliao, Xialiao

Dores do parto: Xiaochanshu, Pangguangshu, Shangliao

A vaca (niu) recebe as agulhas para mastite.

As azuis para os quartos posteriores, as pretas para os anteriores.

 

 

Shidou, Tianxi, Rugen para as mamas craniais

Qiching, Baihuanshu 1 e 2, Yingu para as mamas caudais (quartos posteriores)

Mã, o cavalo, recebe o tratamento para mania. No caso, nosso amigo representa o tratamento de acupuntura para aerofagia, um vício redibitório de engolir ar.

Repare os meridianos gravados no boneco.

Guan Yuan Shu-(Fortalece a região dorsal inferior, Movimenta Qi do Sangue no aquecedor inferior, beneficia a micção)

Qi JiaVG12, San ChuanCV11, An HuaPG381, Wei ShuB17 e Pi ShuB18

Assim podemos entender que diferentes locais de se colocar as agulhas representam diferentes tratamentos, assim como princípios de medicamentos diferentes são diferentes tratamentos na medicina ocidental.