Você está em http://www.polivet-itapetininga.vet.br GPI BSV

 

Banco de Sangue Veterinário

 

Nossa História
Procedimentos
Preços
Contato

Nossa História

Nossa policlínica existe desde 1987. Desde sempre trabalhamos com hemoterapia, mas foi em 2004 que nossa equipe publicou um muito interessante trabalho científico sobre Hemoterapia Veterinária, tanto na revista Nosso Clínico (nº 39 ano 07, outubro de 2004, ISSN 1413-2559), como no Uruguai, na Revista Electrónica de Veterinaria VETUY ® Veterinaria Uruguay. A partir destas publicações, a incidência de atendimentos incluindo hemoterapia, em nossa policlínica, aumentou muito. Nossa cidade, nossa região, é endêmica para anemias hemolíticas parasitárias, as doenças transmitidas por carrapatos.

No início do ano de 2007, Maialú Canal, sócia proprietária da policlínica, entrou na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, com a idéia de se dedicar ao LACV - Laboratótio de Análises Clínicas Veterinárias - da empresa.

Com este incentivo, uma grande parte dos investimentos e atenções de incremento tecnológico foram destinados a este setor, que passou, de fazer alguns exames esporádicos, a se tornar um dos completos LACVs disponíveis, executando mais de uma centena de tipos diferentes de exames, incluindo hemograma, pesquisa de hemoparasitas e perfil bioquímico dos diversos mamíferos, domésticos e selvagens, assim como em aves, répteis, anfíbios e peixes.

Para se iniciar um hemocentro é de vital importância o apoio de um completo LACV, principalmente para as avaliações físico-químicas e metabólicas dos doadores.

      

Vem o natal de 2007, e um caro amigo, e médico, Dr. Rogério Lima, nos presenteia com um extrator de plasma.

Batata! Juntamos a intenção e a possibilidade da execução. Com este extrator, a equipe passou ter equipamento e capacitação para trabalhar melhor com o sangue, produzindo bolsas de Sangue Total, bolsas de Papa de Hemácias e bolsas de Albumina (ou plasma), inicialmete para para cães e bovinos, mas também destinando atenção e cuidados para os felinos domésticos. A equipe se propõe a trabalhar o sangue de qual seja a espécie, desde que se apresentem com doadores.

 

Procedimentos

Para se iniciar um Banco de Sangue Veterinário, deve-se selecionar bons doadores, e para tanto o LACV entra em cena.

Um teste de hematócrito nos dirá qual o volume da Papa de Hemácias do doador. Idealmente espera-se encontrar animais com 50% de resposta neste teste.

Centrífuga para micro-hematócrito

 

O disco de centrífuga com capilar

 

O resultado: 50% é excelente.

 

O Teste de Fragilidade Heritrocitária:

O teste de Fragilidade Eritrocitária é bastante simples de ser realizado, mas poucos são os LACVs realmente aptos e tecnificados para sua execução. Ele nos mostra se o paciente doador é portador de doença hemo-parasitária. Na foto acima, um excelente resultado. Note os tubos 1 e 2, o sangue está depositado no fundo e a parte sobrenadante está límpida, ou seja, não houve hemólise. Nos tubos 3 e 4, existe sangue depositado no fundo mas o sobrenadante está avermelhado: hemólise parcial. Nos tubos 5 e 6 não há sangue depositado no fundo: hemólise total.

O doador, sendo identificado, faz-se a coleta, em ambiente calmo, e, de preferência, na penumbra, pois torna o paciente mais tranqüilo. Deve estar confortavelmente apoiado em uma mesa de atendimento, e a bolsa depositada em uma mesa auxiliar abaixo dele, para que seu sangue escorra com facilidade, enchendo a bolsa. Bolsa cheia, temos Sangue Total, utilizado, principalmente, para as hemoragias, tanto cirúrgicas como por acidente.

      

Após alguns dias de hemossedimentação, podemos passar as bolsas pelo extrator de plasma.

O que resta na bolsa é a Papa de Hemácias, utilizada para animais que apresentem "Anemia das partes vermelhas", ou seja, com contagens de eritrócitos baixa, resultado do Volume Globular abaixo do normal salutar.

O que sai é, basicamente, albumina, e montamos a bolsa de plasma, utilizada para animais que apresentem "Anemia das partes brancas", ou hipoalbuminemia.


 

Preços

Vendemos nossas bolsas com qualidade ;-).

Sabemos que existem bancos de sangue que vendem mais barato, mas não cremos que com a nossa qualidade e controles, se é que me entendem...

Um animal pode pegar doenças em uma transfusão de sangue não controlado, como hemoparasitoses (erlichia, babésia) e até cinomose, se o doador estiver em viremia no momento da coleta... mas, cada qual trabalha em um diferente patamar de qualidade, a cada qualidade o seu preço.

Ligue e informe-se sobre os valores.

 


Entre em contato com nossa empresa:

Visite nossa comunidade no orkut.

Endereço: Rua min. Esaú Correa de Almeida Moraes, 134

Vila Rosa - Itapetinininga SP

CEP 18200-590

Telefones: 15 - 3272 6992
                         3272 1991

Celulares: 15 - 9752 3359
9773 1737 - Dr. Canal
9714 3284 - Dra. Maialú

Email:polivet@polivet-itapetininga.vet.br
sac@polivet-itapetininga.vet.br

MSN:polivet-itape@hotmail.com

Skype: polivet-itapetininga